PaísesPortugalSociedade

Sabia que os portugueses são em parte responsáveis pelo mais tradicional de todos os pratos britânicos?

(Imagem: Reprodução Waves Cafe)

 

Por esta altura os britânicos celebram o 150º aniversário daquele que é o seu prato culinário mais típico, sim falamos, como é óbvio, de fish and chips, ou numa tradução muito literal, peixe e batatas fritas.

A receita tem tanta popularidade em Inglaterra que um dia Winston Churchill se referiu a esta como “the good companions” (os bons companheiros), por ter ajudado, juntamente com o chá, a manter a moral das tropas e da população ao longo de duas penosas e duradouras guerras mundiais.

A BBC juntou-se às comemorações e foi à procura das origens da dupla britânica mais famosa dos nossos dias (desculpem Beckham e Victoria) e quiçá de sempre (vocês podiam ter ido longe Carlos e Diana) e as conclusões a que chegou são, no mínimo, curiosas.

Segundo a mais popular estação de televisão britânica, foram os judeus portugueses refugiados que levaram para o Reino Unido o hábito de fritar peixe, sobretudo bacalhau, que ainda hoje se mantém como o favorito dos ingleses na confecção do prato, por volta do século XVII, o mesmo em que os franceses (ou os belgas, dependendo da versão) inventaram a batata frita como substituto… do peixe (daí a sua forma), que escasseava quando os lagos gelavam.

A investigação foi inconclusiva quanto a quem é que teve a ideia de juntar as duas iguarias, mas se os portugueses foram responsáveis por pelo menos metade desta peculiar invenção culinária, o mínimo exigível era um pedido de desculpas da nossa parte…

Se é britânico, louco ou apreciador de fish and chips, passe a redundância, veja o vídeo em baixo e aprenda a preparar o prato de forma perfeita.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.