MundoPaísesPolíticaPortugalUncategorized

Ensino da língua portuguesa chega às escolas da Tunísia

(Imagem: Reprodução portugal.gov)

 

Na III Cimeira Luso-Tunisina, realizada no dia 29 de maio em Lisboa, os governos de ambos os países (Tunísia e Portugal) assinaram diversos protocolos de cooperação e memorados relacionados com a formação turística, a saúde, o artesanato, as finanças, a proteção do consumidor, o desporto e o comércio externo.

Entre estes acordos está um memorando de entendimento sobre a introdução do português como língua estrangeira de opção curricular no ensino da Tunísia. A língua portuguesa deverá, assim, ser ensinada nas escolas do país.

Durante a Cimeira, o Primeiro-Ministro português lembrou que a Tunísia “marcou o início do período histórico que ficou conhecido como a Primavera Árabe“, tendo sido “um país pioneiro na vaga recente de mudanças políticas, como Portugal o foi nos anos 70“. Passos Coelho acrescentou que “ultrapassada a fase mais difícil de transição política na Tunísia“, está na altura de dar um novo impulso às relações económicas bilaterais, em benefício dos dois povos.

Atualmente, 400 empresas portuguesas estão a trabalhar na Tunísia e o Primeiro-Ministro Habib Essid pretende que esse número aumente. Com este objetivo, afirmou que se irá esforçar para dinamizar as relações económicas e de parceria, referindo que “as autoridades tunisinas estão a analisar as reformas do sistema de incentivos aos investimentos, oferecendo mais garantias aos investidores

Passos Coelho fez também uma referência ao acolhimento dos refugiados afirmando que “a Europa tem de fazer mais, e Portugal também está disposto a fazer mais e a acolher mais refugiados e mais imigrantes, mas refletindo evidentemente as suas condições económicas e financeiras“.

As informações e entrevistas referidas estão no site oficial do Governo de Portugal.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.