A medida do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique deverá entrar em vigor ainda no presente ano nas salas de aulas das escolas secundárias públicas.
Falando aquando da abertura do ano lectivo, o Ministro do sector explicou que em muitas ocasiões, os professores interrompem aulas para atenderem chamadas ou mandar “sms” e quando assim acontece, os alunos também aproveitam-se e também fazem a mesma coisa que o professor fez.
Isso na óptica do ministro perturba a concentração quer do professor assim como do aluno. O uso de telemóveis, vulgos celulares nas salas de aulas é visto como uma das causas de baixo aproveitamento pedagógico nas escolas um pouco pelo país.
A medida surge após se terem verificado resultados catastróficos durante os exames finais de 2015, em que turma chumbaram mais de 90% dos estudantes, bem como muitas esferas de opinião que questionam a qualidade do ensino em Moçambique.
Por outro lado, a Directora Nacional do Ensino Secundário, disse que falta uma clarificação da medida através do Diploma Ministerial, por forma a evitar qualquer controvérsia.