(Imagem: Reprodução abola)
A Associação Progresso de Moçambique venceu o Prémio UNESCO de Alfabetização do ano 2015, sendo uma das cinco organizações distinguidas a nível mundial.
Esta organização sem fins lucrativos foi criada em 1991 e, desde a sua fundação, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento social, económico e cultural do país, melhorando as condições de vida da parte da população menos favorecidas do país.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) declarou em comunicado, citado pelo Diário Digital, que é uma “organização não-governamental moçambicana reconhecida pelo seu programa intitulado ‘Alfabetização nas línguas locais, trampolim para a igualdade dos géneros’, ensinado nas línguas de Moçambique” e acrescentou que «obteve bons resultados baseando-se nas normas e estudos internacionais, ao formar animadores e ao implicar as comunidades na conceção, seguimento e melhoria dos serviços».
O diploma, uma medalha e um prémio de 20.000 dólares (18.300 euros) vão ser entregues a 8 de setembro, Dia Internacional da Alfabetização, na sede da UNESCO em Paris.