A distinção aconteceu na Feira Internacional de Turismo denominada “INDABA”, que decorreu de 7 a 9 de Maio. Esta é uma iniciativa que pretende promover o turismo em África, suas potencialidades, espaço de negocio turístico e preservação de espécies em risco de extinção. Contou com mais 1.500 expositores, de diversos pontos de África.
INDABA é um dos maiores eventos de marketing do turismo no calendário africano e acontece anualmente. A Feira Internacional de Turismo decorreu na cidade costeira sul-africana de Durban e o pavilhão de Moçambique foi considerado o melhor, segundo o Chefe do Pavilhão, tendo sido estabelecidos 267 contactos dos quais 133 resultaram em negócios por firmar.
Em Moçambique, as praias com águas limpas são apropriadas para a prática de turismo, principalmente as que se encontram mais distantes de centros urbanos, como as da província de Cabo Delgado, com destaque para as ilhas Quirimbas, e da província de Inhambane, com destaque para o Arquipélago de Bazaruto.
O país tem ainda vários parques nacionais, com destaque para o Parque Nacional da Gorongosa, com as suas infra-estruturas reabilitadas e repovoado em certas espécies de animais que já estavam desaparecendo.