O Brasil possui um território gigante com diversos roteiros turísticos que podem ser explorados nas cinco regiões do país. Se você está planejando uma viagem pelo Brasil mas quer economizar, ficam aqui três dicas de roteiro para um mochilão no país:
Costa do Descobrimento no litoral sul da Bahia
Considerada o berço da história e da cultura do Brasil, a Costa do Descobrimento foi tombada como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, em 1999, e está localizada no sul da Bahia, entre os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte.
A região reúne encantos históricos, com vestígios da época da chegada dos colonizadores ao Brasil. Com praias, baías, recifes de corais, manguezais e rios navegáveis, a região possui perfeitas condições para a prática do turismo de aventura e ecoturismo.
Pantanal e Chapada dos Guimarães
O Centro-Oeste do Brasil abriga uma das maiores planícies alagadas do mundo, com 150 mil quilômetros quadrados: o Pantanal. Nessa região do país existem cerca de 2 mil espécies de plantas e mais de mil espécies de animais, diversidade que atrai milhares de turistas estrangeiros.
Já a Chapada dos Guimarães é um destino místico com diversas atrações naturais, a apenas 69 km da capital, Cuiabá. O cenário perfeito combina cerrado, cachoeiras e cânions, além de pinturas rupestres e formações rochosas que enchem os olhos de ecoturistas e esotéricos. Na área de conservação, e nos seus arredores, estão as maiores grutas de arenito do Brasil.
Serra Gaúcha e Serra Catarinense
Para quem quer desbravar os encantos do Sul, o destaque fica para duas serras perfeitas para serem exploradas durante o inverno brasileiro. Com grande estrutura turística, a Serra Gaúcha reúne a história e a cultura dos imigrantes europeus que emigraram para o Brasil no final do século XIX. Conhecer o roteiro Caminhos de Pedra, fazer um passeio de Maria Fumaça e visitar vinícolas e cantinas italianas são algumas das atrações recomendadas. Para mochileiros que querem hospedagens acessíveis, convém fugir das altas temporadas para não se espantar com os preços.
Já nas Serras Catarinenses, vales, cachoeiras, rios e florestas de araucárias preenchem a natureza preservada do destino. Destaque para os morros e cânions da região, cercados por montanhas que atingem mais de 1.800 metros de altura. Mirantes e vistas de tirar o fôlego te esperam nessa aventura! Sendo uma das poucas regiões com neve no país, as Serras Catarinenses são perfeitas para curtir o “friozinho” no Brasil.
Gostou das dicas? Confira estes e outros roteiros detalhados no portal Guia Viajar Melhor