João Branco, diretor, ator, gestor cultural e fundador do Festival Internacional de Teatro de Mindelo (Mindelact), foi homenageado no FESTLIP: o festival que reúne artistas lusófonos em um só palco.
Considerado o “homem do teatro”, a sua distinção teve como justificativa todo o seu percurso profissional e pela contribuição em ter transformado o Mindelact, num dos eventos mais respeitados e prestigiados do mundo, segundo o comunicado do Ivam Cabral, ator brasileiro do teatro.
Embora a homenagem tenha sido a título individual, João Branco manifestou partilhar com toda a sua equipa e todos quantos têm trabalhado em prol do teatro cabo-verdiano, reconhecendo que nas artes cénicas ninguém faz nada sozinho. Cabo Verde tem agora dois homenageados neste festival, o grupo Raiz de Polon também foi homenageado em 2011.
João Branco também é Diretor do Centro Cultural Português do Mindelo, a ilha de São Vicente que tornou-se num epicentro da cultura lusófona com o Mindelact, por toda a trajetória artística e um marco para toda a comunidade da língua portuguesa.