Sombra de bolas
(Imagem: Reprodução LADWP)
Os 70 hectares do reservatório de Sylman, em Los Angeles, foram cobertos por 96 milhões de esferas opacas, para evitar a evaporação de 1,1 mil milhões (1,1 bilhões) de litros de água por ano. O Los Angeles Department of Water and Power (LADWP) é pioneiro no uso da tecnologia.
As esferas negras feitas de polietileno, além de permitirem desviar os raios ultra-violeta, evitam uma perigosa reacção entre o brometo e o cloro, quando expostos à luz solar. De acordo com a Plastic News, suspeita-se que essa reacção adquira propriedades cancerígenas.
Brian White, biólogo reformado que colaborou no LADWP, é o mentor da ideia de utilizar bolas de plástico para evitar a evaporação da água. O desenvolvido desta solução caseira é utilizada desde 2008 em reservatórios californianos, tendo alcançado eficiências na ordem dos 80 a 95%.
O Ministro de Los Angeles Eric Garcetti assumiu, em comunicado de imprensa, que “no meio da seca histórica da Califórnia, é necessário criatividade para maximizar as metas de conservação da água”. “Este esforço feito pela LADWP é emblemático do tipo de pensamento criativo que precisamos para enfrentar desafios destes”, acrescentou.
O custo-benefício deste investimento é muito significativo, já que cada bola sombra custa 0,32€ e a manutenção é quase nula.
Marcie Edwards, Director-geral da LADWP referiu no comunicado de Gracetti que “as bolas sombra são uma forma acessível e eficaz para cumprir com os regulamentos e a manter a oferta da melhor água potável aos clientes”.
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.