São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial planeiam exploração conjunta de petróleo
São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial vão tentar formalizar, em dezembro, uma proposta para a constituição de uma parceria para a exploração do petróleo na fronteira marítima comum, afirmou segunda-feira (19) em São Tomé o primeiro-ministro são-tomense.
No final de um encontro com o presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, que fez uma visita oficial a São Tomé e Príncipe, o primeiro-ministro Patrice Trovoada anunciou a constituição de uma comissão mista e adiantou que em dezembro próximo terá lugar uma reunião na Guiné Equatorial para que se possam “dar passos” na criação dessa parceria.
“Queremos constituir a parceria o mais depressa possível“, prosseguiu Patrice Trovoada, que referiu irem as partes preparar os dossiês para “posteriormente estabelecermos os contornos da empresa que irá dar corpo a essa parceria“, segundo publicou o portal Macauhub.
O presidente da Guiné Equatorial concluiu segunda-feira uma visita de cerca de 48 horas a São Tomé a convite do presidente são-tomense, Manuel Pinto da Costa, durante o qual os dois países abordaram o reforço da cooperação, nomeadamente no setor petrolífero.
Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, que se deslocou à capital são-tomense na sua primeira visita após a integração da Guiné Equatorial na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), aproveitou a ocasião para agradecer a admissão do seu país bem como o “grande apoio” de São Tomé e Príncipe para que essa integração fosse possível durante a reunião da cimeira realizada em Díli, Timor-Leste.
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.