Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da República português, anunciou hoje, durante as comemorações do 25 de abril, em Santarém, que iria condecorar Fernando Salgueiro Maia com a Ordem do Infante D. Henrique, na data do aniversário do capitão de Abril, o próximo dia 1 de julho.
O local do anúncio, assim como a data, foram escolhidos a dedo, uma vez que foi de Santarém, mas especificamente da Escola Prática de Cavalaria, que Salgueiro Maia partiu com uma coluna militar, dando assim início à revolução dos cravos, e é ali que encontramos uma estátua em sua homenagem ao lado da sua chaimite – Bula -, a mesma que transportou Marcelo Caetano após a sua rendição.
“Quarenta e dois anos depois, aqui está, em Santarém, na sua terra adotiva, alguém que em 1974, com 25 anos, vibrou com o momento histórico da abertura para a democracia, a homenagear um homem que soube representar a serena coragem de um povo, mas, mais do que isso, está o Presidente da República de Portugal que neste primeiro 25 de abril após ter assumido as suas funções vem dizer que decidiu condecorar Fernando José Salgueiro Maia com a Ordem do Infante D. Henrique” disse o Marcelo Rebelo de Sousa às várias centenas de populares que o escutavam e que exultaram com as suas palavras.
No seu discurso, o Presidente de Portugal agradeceu ainda ao Capitão de Abril ter iniciado a via para o processo democrático e ter-se mantido “igual a si mesmo até ao fim dos seus dias”.
A Ordem do Infante D. Henrique destina-se a distinguir quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores.