(Imagem: catracalivre)
Cheira bem… O aroma da comida cabo-verdiana desperta o mais adormecido paladar.
Os pratos típicos compostos pelos mais variados ingredientes são a “desculpa” perfeita para promover o convívio e união entre todos, num ambiente de alegria e boa disposição, como já é hábito do povo.
A cachupa, receita tradicional com lugar de destaque na cozinha, é considerada por muitos a verdadeira iguaria, a rainha, a estrela principal. A sua preparação pode ser um autêntico ritual, que começa na véspera com a colocação do milho e feijões em água fria. Mandioca, carnes e enchidos, couves e batata-doce, são outros ingredientes que dão “vida” a esta receita.
No dia seguinte, a cachupa rica ainda pode ser refogada e servida com linguiça de terra e ovo estrelado, como reforço de pequeno-almoço, apreciado por muitos para manter as baterias carregadas.
Mas, para além da comida, também são várias as bebidas típicas que fazem as delícias de todos. São exemplo disso o grogue (feito à base de rum, água e açúcar) ou o ponche (feito à base de grogue, que poderá ter os mais variados sabores – mel, coco, baunilha, chocolate, morango, etc.) que finalizam o almoço servindo de digestivo.
O cheiro de fazer crescer água na boca é, assim, espalhado a todos os recantos…
Receita de Cachupa
Ingredientes:
1 kg de milho para cachupa;
½ kg de feijão manteiga;
½ kg de feijão encarnado;
150 gr de toucinho;
1 pé de porco;
½ kg de costelas de porco;
2 linguiças de terra;
500 gr de frango;
½ kg de mandioca;
½ kg de inhame;
½ kg de banana verde;
½ kg de batata doce;
¼ de repolho;
4 folhas de couve;
2 chouriços;
2 cebolas médias;
1 pimento;
4 colheres de sopa de vinho ;
2 dentes de alho;
malagueta q.b;
folha de louro q.b;
azeite q.b;
sal q.b.
VEJA TAMBÉM
- A origem desconhecida do tradicional “cozido à portuguesa”
- Em Portugal comem-se gelados de ouro que combatem o envelhecimento
- Cabo-verdianos fazem a “Maior Cachupa” do mundo e entram para o Guiness
Preparação:
De véspera, demolhe os feijões e o milho. No dia seguinte, coloque-os numa panela, cubra com água e leve ao lume para cozer. Quando o milho e os feijões estiverem quase cozidos, acrescente os enchidos. Numa frigideira, doure a cebola, o alho e o pimento no azeite, a seguir acrescente as carnes e o toucinho já cortados e temperados com sal, malagueta, vinho e deixe refogar. Acrescente este preparado à panela, onde o milho, os feijões e os enchidos estão a ser cozidos. Corte as hortaliças e acrescente à panela juntamente com folha de louro.
Deixe ferver em lume brando até ficar bem apurada.
(Fonte: Nham Nham – Sabores de Cabo Verde)