(Imagem: Reprodução Rio 450 Anos)
Fez no passado domingo anos que o português Estácio de Sá fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, à data, entre o Morro da Cara de Cão e o Morro do Pão de Açúcar, corria então o ano da graça do Senhor de 1565.
Passaram 450 anos desde esse momento e a cidade cresceu a níveis que o seu fundador nunca poderia imaginar, alterou substancialmente o seu figurino, e até mudou de nome (deixou cair a referência ao seu santo padroeiro original), tendo-se tornado uma das mais belas, emblemáticas e visitadas cidades do mundo.
A Presidente Dilma esteve presente para celebrar o aniversário com pompa e circunstância, com direito a bolo de 450 metros, festas um pouco por toda a cidade e a inauguração do Túnel 450, o primeiro túnel subterrâneo da cidade, que liga o Centro ao Viaduto do Gasômetro, na zona portuária, com uma extensão total de 1,4 quilómetros.
Ainda nesse dia, a Presidente foi condecorada pelo Governador Luiz Fernando Pezão com a Medalha 1º de Março, feita em bronze e criada especialmente para o efeito, para homenagear personalidades que tenham prestado um bom serviço à cidade.
As comemorações do 450º aniversário do Rio começaram no início do ano e vão estender-se até ao seu final.