Projeto inovador de busca e salvamento no mar com robôs será testado em Portugal
(Imagem: Reprodução ICARUS)
ICARUS (Integrated Componentes for Assited Rescus and Unmanned Search Operations) é um projeto Europeu, ao qual Portugal pertence representado pela INESC, que tem como objetivo salvar a vida daqueles que correm perigo em situações que podem levar as equipas de salvamento a riscos.
Serão assim, apresentados esta quinta e sexta-feira em Portugal, na Base Naval do Alfeite (Almada) os robôs que resultam deste plano de assistência definido como MSAR (Maritime Search and Rescue – Busca e Salvamento Marítimo).
“A introdução de dispositivos não tripulados de busca e salvamento pode oferecer uma ferramenta valiosa para salvar vidas humanas e para acelerar o processo de SAR (Search and Rescue – Busca e Salvamento)”, afirma a nota de divulgação publicada no site do projeto.
O RAEM é constituído por uma grande variedade de robôs como hidroaviões, helicópteros, submarinos, embarcações de salvamento e navios, equipamento que foi concebido com técnicas especializadas para o salvamento em condições difíceis em alto mar.
Já vários projetos tinham sido testados pela comunidade científica para o desenvolvimento e aplicação do SAR, mas existiam sempre dificuldades por parte dos robôs em encontrar o seu caminho para a deteção das vítimas.
O ICARUS é provavelmente o sistema que mais se aproxima de uma tecnologia efetiva que utilize robótica para salvar vidas em situações de risco no mar. É esperar para ver.
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.