Projeto de escola carioca estimula o debate sobre a lusofonia
Um projeto do Colégio Paraíso (afiliado ao Grupo Lusófona), na cidade brasileira de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, permitiu a um grupo de alunos um mergulho no universo da lusofonia.
Realizada durante o mês de outubro, a iniciativa do professor de Empreendedorismo Raphael Porto mobilizou os estudantes das turmas do 2º ano do Ensino Médio numa imersão de pesquisa e atividades práticas acerca da cultura, da política, da geografia e da história dos países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Entusiasmados com a oportunidade, os alunos se empenharam em conhecer e transmitir suas descobertas, de mundos e costumes que são simultaneamente tão próximos e tão distantes. Chamaram-lhes atenção os níveis educacionais e econômicos, a distância física entre esses países, o processo de independência das metrópoles (não apenas de Portugal, como no caso do Timor-Leste), a existência de mais de uma língua oficial, e a maneira como os países se inserem no mundo globalizado, com as especulações do mercado, exploração de recursos naturais e como isto afeta as culturas de cada local.
A atividade integra o desafio proposto pela Conexão Lusófona de estimular o debate e a construção de conhecimento acerca das questões que envolvem a lusofonia, que vão muito além da língua que os países da CPLP compartilham. Para além do professor Raphael Porto, também apoiaram o protejo a professora Taís, o professor Nilton Soares e o Diretor do Grupo Lusófona no Brasil, o Engenheiro Montenegro Fiuza.
Esperamos que para o próximo ano possamos dar mais passos nesse projeto, possibilitando novas descobertas e intercâmbios culturais entre os países membros da CPLP e seus jovens!
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.