AngolaBrasilCabo VerdeGuiné-BissauMoçambiquePaísesPolíticaPortugalSão Tomé e PríncipeTimor-Leste

Programa propõe mobilidade para os países da CPLP

(Imagem: Shutterstock)

A Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, propôs aos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a criação de um programa de mobilidade para estudantes do Ensino Superior e profissional.

O programa tem como objetivo “a partilha do conhecimento e dos valores culturais na comunidade lusófona, o reforço da comunidade como comunidade de língua e a indução de redes de estudantes e investigadores lusófonos, e a sua cooperação com empresas e centros de formação profissional”, explica o comunicado lançado pelo gabinete na última sexta-feira.

A iniciativa, que por agora se chama Programa Pessoa CPLP, pretende assemelhar-se ao programa Erasmus, que permite a mobilidade de estudantes do Ensino Superior dentro da União Europeia.

A Presidente da Assembleia da República salientou o “inegável valor estratégico” da iniciativa.

– Num espaço comum, essencialmente marcado por uma língua comum e um projecto político de qualificação das democracias e entreajuda, o programa reveste-se de um inegável valor estratégico – disse.

Segundo a nota a ideia foi lançada pelo parlamento na Assembleia Parlamentar da CPLP, em Novembro de 2013, e foi entretanto enviada à Presidência angolana da Assembleia Parlamentar da CPLP e à Presidência da CPLP.

O Programa Pessoa CPLP deverá ser debatido na reunião de ministros da Educação da CPLP em Timor-Leste e na cimeira de chefes de Estado e de Governo.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.