Presidente de Angola já tem visita marcada a Portugal
No passado dia 10 de setembro (segunda-feira), o ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, anunciou a visita oficial do Presidente angolano a Portugal, que irá decorrer nos dias 23 e 24 de novembro. Esta visita de João Lourenço, que é a primeira oficial do seu mandato, iniciado em setembro de 2017, sucede a visita do primeiro-ministro português, António Costa, à capital angolana, que irá decorrer ainda este mês – nos dias 17 e 18.
Segundo a página oficial do governo de Angola, Manuel Augusto “garantiu que os dois países estão a trabalhar para encontrar caminhos para a facilitação de vistos”, de forma a travar obstáculos na deslocação entre os mesmos. Além disso, e a respeito da visita de António Costa a Luanda, já existe uma “delegação a trabalhar com a parte angolana na preparação dos assuntos a serem discutidos” durante o encontro.
Depois de uma certa tensão na relação entre os dois países, gerada no seguimento da Operação Fizz – na qual o ex-vice presidente de Angola, Manuel Vicente, foi acusado de corrupção ativa, branqueamento de capitais e falsificação de documentos -, estas visitas surgem como demonstração de um esforço diplomático para que a situação estabilize. Tendo em conta que, em maio deste ano, o Tribunal da Relação de Lisboa decidiu transferir o processo de Manuel Vicente para a justiça angolana, tal como o governo de João Lourenço reivindicava, há agora uma maior abertura para fortalecer os laços entre as duas nações.
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.