Premiado, “I Love Kuduro” chega às salas de cinema em Portugal
(Imagem: I Love Kuduro, Divulgação)
Estreou a 18 de Setembro nas salas de cinema portuguesas o documentário I Love Kuduro, produzido pelos irmãos Mário e Pedro Patrocínio. Filmada em Angola, a longa-metragem documental retrata aquele que é o estilo cultural urbano mais popular do país.
O documentário acompanha nomes importantes da música do país, nomeadamente Bruno de Castro, Eduardo Paim, Sebem, Nagrelha, Hochi Fu, os Namayer, Tchobari, Titica, Francis Boy e Cabo Snoop, oferecendo uma visão única sobre a nova geração de talentos angolanos.
“O que tentámos fazer foi encontrar os personagens que nos pudessem compor o que é o kuduro, cada um deles ser complementar, e sobretudo que nos fizesse vivê-lo”, sustenta Mário Patrocínio em entrevista para o site myway.
O filme, que estreou-se a percorrer o circuito de festivais de cinema, ganhou em 2013 o prémio de Melhor Fotografia Documentário no Cineport – Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Brasil). Segundo o site Boas Notícias, o documentário foi também selecionado para o HotDocs International Documentary Festival, o maior festival de documentários da América do Norte, vai estar presente no Festival Lusophone Film Fest of Nairobi, no Quénia, e ainda no Fist Up Film Festival, na Califórnia, EUA.
Assista ao trailer:
I Love Kuduro from BRO CINEMA on Vimeo.
O ritmo
O Kuduro (literalmente “cu duro”) é um movimento cultural urbano nascido em Angola durante a última década da Guerra Civil.
Criado nas discotecas e raves da Baixa de Luanda através de uma fusão entre batidas House , Techno e ritmos tradicionais angolanos, o Kuduro transbordou do centro da cidade para a periferia. Rapidamente se espalhou por Angola, por África e agora por todo mundo.
O Kuduro mistura dança, música e lifestyle, as suas letras inspiram-se nas coisas simples do dia-a-dia, e a sua cultura está presente um pouco por todo o lado – seja numa esquina, numa escola, num táxi ou até num estádio de futebol.
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.