Portugal apoia Cabo Verde na transformação de campo de concentração em museu
(Imagem: Reprodução nosgenti)
O campo de concentração do Tarrafal, localizado em Chão Bom, tinha como nome “Colónia Penal do Tarrafal” e foi criado pelo Governo português do Estado Novo em 1936 com o intuito de afastar presos problemáticos da capital e mostrar que a repressão dos contestatários era levada ao extremo.
A “Colónia Penal do Tarrafal” encerrou em 1945, mas reabriu em 1961 como “Campo de Trabalho de Chão Bom” utilizado para aprisionar resistentes à guerra colonial em Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde, encerrando por fim a 1 de maio de 1974.
Agora, Cabo Verde vai dar ao campo de concentração uma finalidade pacífica transformando-o em museu, com a ajuda do país que o criou, Portugal. Esta informação foi dada pelo ministro da Cultura cabo-verdiana, Mário Lúcio Sousa, e pelo secretário de Estado da Cultura de Portugal, Jorge Barreto Xavier.
– Já há um entendimento entre nós para criar uma equipa conjunta para fazer a musealização final do antigo campo de concentração do Tarrafal. As coisas terão os seus passos, já avançamos, há uma equipa a trabalhar nos projetos, já há um acordo político e agora sim se vai formar a equipa que começará a trabalhar logo que seja possível – indicou Mário Lúcio Sousa ao África 21.
O secretário de Estado da cultura portuguesa iniciou ontem (dia 08) uma visita de três dias a Cabo Verde com o intuito de fortalecer as relações culturais e constatou que a transformação do campo em museu é um sinal de celebração enquanto cidadãos falantes da língua portuguesa e pertencentes a uma comunidade, sendo este um dos pontos do protocolo de cooperação que será assinado sexta-feira, último dia da visita do governante português.
O protocolo irá incluir acordos nas áreas como património, bibliotecas, literatura, artes, direitos de autor e direitos conexos, arquivos, política do livro entre outros. Os dois países pretendem também fortalecer as relações bilaterais, promovendo outras formas de cooperação.
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.