Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, recebe Ordem de Mérito de Portugal
O Parque Nacional da Gorongosa recebeu, no dia 13 de outubro, a condecoração de Membro Honorário da Ordem do Mérito, atribuída em junho passado pela Presidência da República Portuguesa.
A Ordem do Mérito é uma Ordem honorífica Portuguesa que visa distinguir actos ou serviços meritórios que revelem interesse ou abnegação em favor da colectividade, no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas. A atribuição da condecoração foi justificada pelo reconhecimento do esforço da principal área protegida de Moçambique para a divulgação deste país a nível internacional.
>>> Reaberto um dos parques naturais mais importantes de África
A Ordem de Mérito constitui “sinal inequívoco do apreço e do reconhecimento, ao mais alto nível do Estado Português, pelo enorme esforço e notável trabalho desenvolvido no decurso dos últimos vinte anos”, lê-se no comunicado da Embaixada de Portugal em Maputo.
Com uma área de 4.000 quilómetros quadrados, na província de Sofala, o Parque Nacional da Gorongosa fecha a sul o grande vale do Rift Africano, sendo descrito pelo filantropo norte-americano Gregory Carr, presidente do Gorongosa Restoration Project, como “um tesouro de Moçambique e do mundo”.
Apesar dos esforços de recuperação após o fim da guerra civil em Moçambique, em 1992, as actividades do Parque da Gorongosa foram prejudicadas durante os 17 meses de novas confrontações militares entre exército e principal partido de oposição na mesma região e que só cessaram a 05 de setembro de 2014.
O parque enfrenta também a caça furtiva, que mata entre 5.000 e 6.000 animais por ano na sua área, segundo dados divulgados pelo director da área protegida. Recentemente, o Parque Nacional da Gorongosa foi palco de gravações que serão exibidas no canal National Geographic.
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.