(Imagem: Reprodução sindmetau)
O Brasil subiu 23 posições no ranking de competitividade do turismo, que revela os países mais competitivos no sector do turismo. O país saltou do 51º posto para o 28º lugar.
De acordo com o World Economic Forum são analisados fatores como o ambiente de negócios, a segurança, condições de saúde e higiene, segurança, competitividade de preço, instalações dos aeroportos e recursos naturais. O Brasil destacou-se em fatores como a biodiversidade, recursos culturais, número de eventos e negócios internacionais e nas instalações aeroportuárias.
O Mundial de Futebol realizado no ano passado e os Jogos Olímpicos 2016 estimularam investimentos consideráveis em infraestruturas, e foram um contributo indispensável à subida na tabela.
São 141 países que estão presentes no ranking que é liderado pela Espanha, seguida da França e da Alemanha. Portugal é o 15º destino turístico mais competitivo a nível mundial, tendo registado uma subida de cinco lugares face ao ano passado.
Os outros países lusófonos presentes no ranking são: Cabo Verde (86º lugar), Moçambique (130º lugar) e, no final da lista, surgem Angola (139º) e a Guiné Bissau (140º lugar).