A comida é capaz de propiciar viagens inesquecíveis, independentemente do local que visitemos. Quando comemos, conseguimos fazer verdadeiras expedições turísticas pelo património cultural de qualquer país, sem precisarmos de recorrer a guias turísticos. Viajar passou a ser o verbo que mais sonhadores coleciona na contemporaneidade. Além disso, conhecer, explorar, provar e saborear são os principais objetivos dos turistas. Desta forma, porque somos – cada vez mais – praticantes de turismo gastronómico, desejamos levar até ao paladar garfadas de história. Por isso, se gosta de viajar e se a escolha do destino é influenciada pela comida local, fique atento. O TasteAtlas promete revolucionar o planeamento das suas viagens (e alimentar a sua curiosidade, além de lhe forrar o estômago).
Todos os países têm, pelo menos, um prato que ajuda a defini-los. Descobrir quais os mais típicos é a tarefa que se segue. Para suprir a necessidade dos mais curiosos, foi criado um mapa mundial que promete encurtar as viagens gastronómicas: o TasteAtlas. É muito simples de usar: basta entrar no site, explorar o mapa e decidir que continente, país ou cidade conhecer. Em vez de paisagens paradisíacas, irá ser confrontado com imagens ilustrativas de comida. Por exemplo, se colocar Brasil, no motor de busca do mapa, irá aparecer-lhe a identidade do país no prato: carne de sol, açaí na tigela, acarajé, feijoada, brigadeiro, etc.. Se quiser ser mais minucioso na pesquisa, também pode procurar, no mapa, os pratos típicos de cada cidade. Continuando no Brasil, se colocar, por exemplo, São Paulo (no motor de busca), irá aparecer-lhe os pratos que pode encontrar na cidade paulista: pão de queijo, coxinha, bauru, biscoito de polvilho, entre outros. É importante realçar que todas as imagens aparecem acompanhadas com uma pequena descrição, para facilitar a contextualização.
Com o TasteAtlas, consegue percorrer – com um clique – os pratos clássicos da Europa, as iguarias de África, os pratos com centenas de especiarias da Ásia, a comida multicultural da Oceania ou as versatilidades da gastronomia da América do Norte e do Sul. Além da pesquisa por continente, consegue explorar especialidades regionais de determinados países ou mesmo especificidades de comida de rua. Consegue até – imagine só – explorar os melhores queijos do mundo ou os melhores cocktails.
Se ficou curioso, deixamos-lhe algumas imagens sobre alguns dos pratos típicos dos países de língua portuguesa. O resto do mundo fica a cargo da sua pesquisa. Delicie-se e saboreie sem fronteiras.
Angola
Brasil
Cabo Verde
Guiné-Bissau
Moçambique
Portugal
São Tomé e Príncipe
Timor-Leste
No caso de Timor-Leste, o mapa ainda não possui a sua fotografia gastronómica. No entanto, existe uma descrição, no TasteAltas, sobre um prato típico deste país. Chama-se Batar Da’an: uma receita vegetariana, confecionada à base de feijões e, normalmente, servida com arroz.
VEJA TAMBÉM
- As melhores sobremesas dos países de língua oficial portuguesa
- Gosta de ir a sítios secretos quando viaja? Já há um mapa que desvenda os melhores
- Ervas afrodisíacas para temperar pratos e… relações