(Imagem: Reprodução Acervo Shutterstock)
No passado dia 16 de Abril, o IEFP – Instituto Público Português do Emprego e Formação Profissional – e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), assinaram um protocolo que visa a promoção de uma maior proximidade entre Portugal, os Estados Unidos da América (EUA) e os países africanos de língua portuguesa, através de parcerias nas áreas da educação, formação e integração profissional.
Com este protocolo estabelecer-se-ão sinergias entre diversas instituições de cariz público e privado dos países visados, que permitirão o desenvolvimento de ações conjuntas, em prol do desenvolvimento económico e social de Portugal e de outros países lusófonos.
Prevêem-se a realização de diversas iniciativas conjuntas que permitam promover oportunidades de emprego, estágios, formação profissional e para o empreendedorismo, quer nos EUA, quer em Portugal.
Já no que concerne aos PALOP, este protocolo procurará estimular a formação pós-graduada em instituições formativas e empresariais; a formação profissionalizante em áreas técnicas e de gestão, em parceria com empresas nos EUA; e, ainda, a promoção de formação de quadros intermédios de empresas dos PALOP em instituições formativas e empresas em Portugal.
Com este acordo fica assim criado mais um caminho para a aproximação cultural, educacional e profissional em que a FLAD – instituição portuguesa, privada e autónoma – tem baseado a sua atuação e missão, através do apoio financeiro e estratégico a projetos inovadores de cooperação entre a sociedade civil portuguesa e americana.