O 27º maior diamante do mundo é angolano e vai servir ao povo
Tida como a terceira maior província de Angola, Lunda-Norte, conhecida como o Eldorado dos diamantes, teve uma vez mais grande mediatização na imprensa mundial. O motivo? Dali brotou o 27º maior diamante do mundo.
O anúncio que apanhou o mundo de surpresa foi feito pela empresa australiana Lucapa, que divulgou a descoberta do diamante de 404 quilates no âmbito do projecto Lulo desenvolvido pela mineira Lucapa Diamond em parceria com a Endiama e Rosa e Pétalas.
Cinco coisas que precisas saber sobre essa nova descoberta:
– É até o momento um dos maiores diamantes já encontrado em Angola ( um dos quatros principais produtores de diamantes do mundo);
– É o 27º maior diamante do mundo;
– O maior diamante descoberto por uma empresa australiana;
– É o quarto diamante com mais de 100 quilates descoberto pelo projecto Lulo até a data;
– A receita da sua venda (32% ) vai reverter para o Orçamento do Estado.
António Carlos Sumbula, CEO da empresa pública Endiama, considerou essa descoberta notória, afirmando em comunicado oficial ser um marco para o crescimento e desenvolvimento da indústria mineira do país. Ressaltou ainda que “o projecto de investimento mineiro do Lulo é o que gostaríamos de tornar num showcase para o mundo, encorajando assim o investimento estrangeiro para a indústria diamantífera angolana”.
Esta indústria assumiu grande protagonismo dado à crise da cotação do barril de crude e por ser o segundo produto de exportação de Angola, no entanto os mercados ainda reagem com desconfiança dado ao anúncio em Outubro do ano passado da queda de 40 % nas exportações. Saliente-se que dados da indústria diamantífera mundial apontam Angola como 5º maior produtor de diamantes, embora a sua produção represente apenas 8,1 % do valor global mundial.
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.