(Imagens: Divulgação Presidência da República Portuguesa)
Os fadistas Ana Moura, Carminho, Katia Guerreiro e Ricardo Ribeiro, e o guitarrista e compositor de fado Mário Pacheco foram agraciados pelo Presidente da República com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique.
A Ordem do Infante, criada em 1960, distingue personalidades que tenham prestado serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores.
Em suas páginas oficiais no Facebook, Carminho e Katia Guerreiro manifestaram a alegria pela justa homenagem:
“Comovi-me, porque o reconhecimento do nosso percurso, consistente e coerente, pelo nosso país, comove-me. Há um peso inerente a esta distinção, mas há também um retrospectiva que naturalmente nos assola e nos orgulha.
Obrigada a todos, obrigada meu Portugal!” – Katia Guerreiro
“Tive a honra de ser condecorada com a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique. A ordem foi criada em 1960 e distingue a quem prestar serviços relevantes a Portugal, tanto no país como no estrangeiro.
Sinto, que esta missão cabe-nos a todos nós Portugueses, a missão de levar a nossa cultura os nossos conhecimentos tanto na musica, no desporto ou na ciência e ainda o transmitir dos valores de Portugal por todo o mundo.
O fado, e esta forma de expressão, são no meu caso a minha missão de levar ao mundo a nossa historia. Proponho-me a dar sempre o meu melhor e honrar esta vocação da forma mais verdadeira.
Obrigada a todos por fazerem parte desta “Caravela”.” – Carminho
Veja o perfil dos fadistas homenageados, publicado pela revista Port.com:
Ana Moura, 35 anos
O seu mais recente álbum de estúdio, “Desfado”, foi considerado pelo Sunday Times, do Reino Unido, o melhor álbum de 2013 na área da “world music”. O jornal, que tinha já elogiado “Desfado”, afirmou que a voz de Ana Moura é “intoxicante”. O CD de “Desfado”, gravado ao vivo no Festival “Aqui mora o fado”, de 2013, valeu-lhe um Prémio Amália. Entre outros músicos, a fadista gravou com Prince e cantou com a banda britãnica The Rollings Stones.
Carminho, 30 anos
Anteriormente, entre outras experiências de palco, Carminho, de seu nome completo, Carmo Rebelo de Andrade, gravou, em 2003, com o grupo Tertúlia de Fado Tradicional, radicado na Suíça, o CD “Saudades do Fado”.
Katia Guerreiro, 38 anos
Ricardo Ribeiro, 33 anos
Mário Pacheco, 60 anos