Notícias de Moçambique: conheça as principais fontes de informação do país
3 minNuma listagem exclusiva, a Conexão Lusófona reuniu 15 das mais importantes fontes noticiosas de Moçambique. Como pensamos sempre na nossa comunidade internacional de leitores/as, todas as referências selecionadas ficam à distância de um clique. Esteja onde estiver, poderá ter acesso a estas publicações. O único requisito é que tenha um telemóvel ou computador com internet.
É importante notar que nem todas as referências são moçambicanas. Algumas estão sediadas noutros países e têm mais lugares associados às suas notícias, nomeadamente do continente africano. Contudo, essa é apenas uma vantagem: não só significa que Moçambique está na imprensa internacional, como permite que o/a leitor/a consuma informação que está fora da “bolha” da sua própria imprensa.
Sem mais demoras, saiba quais são estas 15 fontes de informação.
Publicação nacional generalista, com as principais temas de relevo no país: Sociedade, Economia, Desporto, Cultura, Opinião e Política.
À semelhança da fonte anterior, também se trata de uma publicação nacional, de cariz generalista.
Quase totalmente dedicado a Moçambique, este site está escrito na língua inglesa. No entanto, a sua consulta não deixa de ser uma mais-valia para quem quer estar informado/a sobre o país. Foi fundado por Adrian Frey, um investidor suíço-moçambicano, com o objetivo de divulgar conteúdos relevantes sobre negócios, turismo, política e a economia do país.
Mais um título nacional. Aqui poderá encontrar entrevistas, artigos de opinião e inúmeras notícias sobre o país.
Tal como a publicação anterior, Savana é uma fonte nacional de notícias, de cariz generalista. É composta, sobretudo, por hard news.
Não só dedicada a conteúdos sobre a capital moçambicana, esta referência segue a linha das duas anteriores. Cariz generalista, hard news, mas também artigos sobre Vida e Lazer (uma das secções à disposição).
Com direito a separador próprio, as novidades moçambicanas também têm lugar neste site. Embora os conteúdos que são tendência apareçam no topo da página, mesmo depois de aceder à secção do país, ligeiramente mais abaixo surgem as “últimas” nacionais. Os temas são voltados para as questões mais urgentes do país; por norma, os assuntos políticos.
Aqui interessam todos os países da lusofonia, mas é possível selecionar diretamente o país em que está mais interessado/a. É uma publicação generalista, mas não é constituída por apenas hard news. Contém secções como Lifestyle, Tecnologias, Música e Eventos.
Pode não ter novas notícias para ler todos os dias, mas vale a pena consultar esta plataforma para se informar. Os conteúdos são de grande relevância para o desenvolvimento do país.
Uma das referências noticiosas no que toca à África lusófona. A secção dedicada a Moçambique foca, principalmente, em questões políticas e económicas.
Publicação financiada pelo Governo Federal dos Estados Unidos da América, mas que opera exclusivamente fora do seu território. O separador sobre Moçambique pode ajudar a que se mantenha informado/a sobre as últimas novidades nacionais, principalmente a nível político.
Na secção da CPLP (Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa) irá encontrar as notícias mais relevantes sobre Moçambique. As matérias sobre o país não são lançadas diariamente e apresentam um cariz voltado para as hard news.
Publicação macaense cujo separador dedicado às notícias sobre Moçambique segue a mesma lógica de nomenclatura — Moçambiquehub. Aqui poderá aceder a um enorme volume de conteúdos noticiosos sobre o país. Economia e Política são os temas mais frequentemente abordados.
Jornal de referência no território português, mas que conta com um separador inteiramente dedicado a Moçambique. Embora não saiam notícias diariamente sobre o país, o interesse e a pertinência da informação divulgada pela publicação são inegáveis.
Esta referência não podia faltar. A CL tem inúmeros artigos sobre este país africano, envolvendo os mais variados temas — desde política, gastronomia, cultura, entre muitos outros.
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.