O evento irá decorrer entre 4 e 9 de Julho, mas já se pode contar com a presença de uma grande e ilustre figura mundial: José Ramos-Horta, Prémio Nobel da Paz em 1996.
Ramos-Horta deverá estar na sessão de encerramento a convite de Mário Simões, presidente do Núcleo do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral da União de Exportadores da CPLP.
É um convite que surge à margem I Fórum Económico e Global da CPLP, que se realizou em Timor, concretamente em Díli.
Quem é Ramos-Horta?
Ex-presidente de Timor-Leste e Nobel da Paz, José Ramos-Horta passou a maior parte da sua vida adulta lutando pela liberdade contra a opressão da sua pátria. Quando tinha 18 anos, Ramos-Horta foi exilado de Timor-Leste. Posteriormente regressou ao país, mas foi exilado novamente de 1970 a 1971 por falar contra o regime militar português.
Em 1974, Timor-Leste declarou a sua independência de Portugal, seguida por uma invasão da Indonésia, começando outra ocupação militar brutal.
Tornou-se a pessoa mais jovem a discursar nas Nações Unidas e convenceu representantes da ONU a aprovar uma resolução apoiando a independência de Timor-Leste.
Em grande parte graças aos esforços de Ramos-Horta, em 2002, Timor-Leste finalmente obteve a sua independência. Em 2006, ele foi nomeado Primeiro Ministro do país e depois eleito Presidente em 2007.