A cada dia 10 de Junho, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa exalta Luís Camões e a língua portuguesa, e em Moçambique não será excepção. A rede de Centros de Língua Portuguesa/Camões (CLP) de Moçambique tem vindo a dinamizar anualmente o Campeonato da Língua Portuguesa como actividade comemorativa desta efeméride.
Como já é hábito, trata-se de uma prova escrita, que incide em questões de língua e cultura portuguesa, destinada aos estudantes universitários das delegações da Universidade Pedagógica (UP) que acolhem estes seis CLP (Beira, Gaza, Maputo, Nampula, Niassa e Quelimane) e aos alunos do ensino secundário das respectivas cidades.
E para o presente ano, os CLP estão já a aceitar inscrições para o Campeonato da Língua Portuguesa que vai decorrer no dia 11 de Junho, na Cidade de Maputo.
Como surge o dia de Portugal?
O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de Junho, é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões em 1580, sendo também este o dia dedicado ao Santo Anjo da Guarda de Portugal.
Durante o Estado Novo, de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974, era celebrado como o Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses.
Luís de Camões representava o génio da pátria na sua dimensão mais esplendorosa, significado que os republicanos atribuíam ao 10 de Junho, apesar de nos primeiros anos da república ser um feriado exclusivamente municipal.