Quatro escritores moçambicanos, Ungulani Ba Ka Khosa, Adelino Timóteo, Calane da Silva e Mbate Pedro participam próxima semana no V Encontro de Escritores Lusófonos, em Odivelas, Portugal.
A decorrer entre os dias 19 e 21 de maio corrente, o encontro terá como tema central “Escritores de Língua Portuguesa e os seus mundos”.
O evento, promovido pela Câmara Municipal de Odivelas, está integrado nas atividades da V Bienal de Culturas Lusófonas e tem como objetivo enaltecer a produção literária de autores oriundos dos países de língua oficial portuguesa, preservar, divulgar e promover a cultura lusófona, de forma a mantê-las vivas e dinâmicas, através de um maior intercâmbio.
Moçambique será ainda representado pelos escritores na diáspora portuguesa, Ana Mafalda Leite, Luís Carlos Patraquim e Delmar Goncalves.
Tal como nos anos anteriores, o encontro terá painéis de debate, recitais de poesia e apresentação de obras literárias.
O escritor Ungulani Ba Ka Khosa, que também é secretário-geral da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), vai dissertar sobre o tema “Literatura(s) de língua portuguesa: um caminho de palavras vou abrindo”.
Dos autores moçambicanos serão apresentados o romance, “Apocalipse dos Predadores” de Adelino Timóteo e o livro de poesia, “Debaixo do Silêncio que Arde” de Mbate Pedro.
Conta-se ainda, de entre os 30 escritores convidados, com a presença de Ana Paula Tavares, Luandino Vieira, Lopito Feijóo, Andréa Zamorano, João Tordo.