Ministros vão rever a estratégia da CPLP para a saúde
A revisão do plano estratégico de cooperação em saúde (PECS-CPLP) vai ser um dos focos centrais da IV Reunião de Ministros da Saúde da CPLP, a decorrer nos finais de outubro, em Brasília.
Um documento que segundo a nota da organização, está assente em sete eixos estratégicos e inclui um total de 21 projetos de desenvolvimento no setor da saúde, cinco dos quais, considerados prioritários, com grande ênfase no reforço de capacidades e no desenvolvimento institucional dos sistemas de saúde.
Outros assuntos que também estarão em discussão e apreciação, são os avanços e desafios para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um compromisso assumido pela CPLP.
Tudo indica que também está na forja a criação de uma nova plataforma, para apoiar o desenvolvimento de recursos humanos para a saúde nos países de língua portuguesa, fortalecendo a colaboração na área da informação e capacitação em saúde (ePORTUGUÊSe).
A aposta na criação de redes estruturantes continuará sendo a filosofia de trabalho dos envolvidos. A título de exemplo, a criação de novas redes centradas nos bancos de leite humano e na telessaúde, cujos especialistas estiveram reunidos pela primeira vez em Cabo Verde no mês transacto.
O intuito de fomentar as redes é de promover o fortalecimento das respostas e soluções estratégicas dos sistemas de saúde pública dos Estados membros.
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.