Quem utiliza programas Adobe como Photoshop, Illustrator, In design e outros, sabe como são plataformas confiáveis e robustas para se fazer quase qualquer coisa em imagem. O problema é justamente esse. De tão bons, já há mais de uma década a Adobe reina soberana no mercado, sendo uma marca standard para a maior parte de agências e studios gráficos.
Entretanto desde que a Adobe encerrou os preços fixos para softwares e criou o sistema de mensalidades, muitos profissionais se viram aprisionados a um custo fixo, alto para muitos.
O pacote de softwares Affinity, produção da Serif, uma empresa média norte-americana, com quase 30 anos de mercado, vem com uma postura preços agressiva para o segmento premium: U$ 49,99 com tudo incluído. Atualizações e licenças. Sem mensalidades ou taxas adicionais.
Os testes recentes apontam que ambos os programas (Affinity Designer, equivalente ao In Design e Affinity Photo, equivalente ao Photoshop) são incrivelmente suaves e rápidos. Para quem já lida com a plafatorma Adobe, tudo flui de maneira muito intuitiva. Para além dos design aprimorado e algumas “mágicas” exclusivas, o que chama mais a atenção sem dúvida é a velocidade. Importação, exportação de arquivos e manipulação de zooms absurdamente altos, são processados quase em tempo real.
Infelizmente se você é um usuário Windows terá que aguardar mais um pouco. Por enquanto só está disponível para MAC.
Eleger o melhor é uma equação complexa e muito pessoal que depende das suas prioridades, finalidades e poder aquisitivo. Nada como ver a nova plataforma em funcionamento. Assista aos vídeos e tire as suas conclusões.
Principais vantagens:
– Mais rápido;
– Mais barato;
– Design mais refinado;
– Algumas funcionalidades aprimoradas.
Principais desvantagens:
– Versão Beta ainda com alguns bugs;
– Disponível apenas para MAC.
Affinity Designer from MacAffinity on Vimeo.
Affinity Photo Launch from MacAffinity on Vimeo.
Selection Refinement from MacAffinity on Vimeo.
Lighting Effects from MacAffinity on Vimeo.