Marrabenta é mesmo um ritmo que arrebenta literalmente com as emoções de todos que a escutam, seja onde for. Diz-se, na origem do nome, como se o corpo «arrebentasse» de tanto dançar. Uma identidade associada a Moçambique, um país que vive essa expressão cultural com ânimo e entrega.
O ponto de partida da sua origem e evolução ainda divide opiniões mas não a paixão. Todos reconhecem a sua pluralidade como símbolo de identidade nacional. Existem pontualmente acesos debates, inclusivamente uma investigação científica para tentar chegar aos factos que podem desmistificar o mítico género musical denominado Marrabenta.
Esta expressão cultural que é a mescla de ritmos tradicionais moçambicanos com elementos da música ocidental, continua em constante transformação. Ritmos e culturas se transformaram e continuam se transformando com o passar do tempo influenciando novas tendências.
Rotas da Marrabenta – Música Moçambicana em Movimento from Tatenda! on Vimeo.
Rota da Marrabenta é um documentário em curta-metragem sobre a trajetória deste que é o património cultural imaterial do país, que já graceja de grande curiosidade global. É cada vez maior o número de estrangeiros que viajam a Moçambique para prestigiar um evento cujo intento maior é a sua valorização, um festival conhecido como o Comboio da Marrabenta.