Mais uma riqueza extinta: a pororoca brasileira já não existe
(Imagem: Reprodução Marcelo Freire, via Vida Surf)
Os surfistas já confirmaram, assim como os media brasileiros: a pororoca do rio Araguari chegou ao fim. Considerada a onda mais extensa do mundo em duração, acabou por desaparecer devido ao excesso de pecuária e à construção de barragens hidroelétricas (hidrelétricas) na zona.
A pororoca é um fenómeno natural que se acontece no rio Araguari, produzido pelo encontro das correntes fluviais com a maré do Oceano Atlântico. Como resultado forma-se uma onda que percorre até 30 quilómetros.
A drenagem da água, provocada pela criação de búfalos e construção de hidroelétricas no leito do rio, formou vales e canais que levaram o rio a perder toda a sua força, causando a extinção da mundialmente famosa pororoca. O leito do rio, com volume para formar ondas de até seis metros de altura, deu lugar à água parada, com pouco mais de um palmo de profundidade.
Nas zonas mais próximas à foz do Araguari no Oceano Atlântico, um espelho d’água ocupa a área onde antes se formava um dos maiores fenómenos naturais alguma vez vistos. Agora, o mato toma conta de todo o espaço onde corria a pororoca, fechando a ligação que existia entre o rio e o mar.
O fim da pororoca não só dificultou a vida aos pescadores, gerando problemas na navegação e escassez de peixe, como aos surfistas que perderam uma onda única onde era realizado o Campeonato Brasileiro de Surf na Pororoca. Também o turismo ficou afetado pois este acontecimento natural atraía muitos visitantes à região.
– Todos os danos ambientais apurados devem ser imputados a esses criadores e eventualmente, até mesmo ao Estado, que colaborou para o dano ambiental sendo omisso – afirmou o procurador do Ministério Público Federal (MPF), Thiago Cunha, em entrevista ao Jornal Nacional.
O governo do Amapá anunciou que um grupo de investigadores vai estudar as causas do fim do fenómeno.
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.