Luís Figo apresenta-se como candidato à presidência da FIFA
(Imagem: Reprodução Publico)
O português Luís Figo, ex-craque do Sporting, Barcelona, Real Madrid e Inter de Milão, considerado o melhor jogador do mundo em 2001, vai candidatar-se ao cargo de Presidente da FIFA, já nas próximas eleições, agendadas para dia 29 de Maio.
O antigo internacional português anunciou o seu desejo numa entrevista dada à estação televisiva americana CNN, na qual se mostrou determinado a mudar por dentro a instituição máxima do futebol mundial, que, na sua opinião, carece de ser credibilizada e deixar de estar permanentemente associada a escândalos.
Com 42 anos de idade, uma carreira recheada de sucessos, um casamento bem sucedido com a modelo sueca Helen Svedin e pai de três filhas, o sucesso parece estar nos genes do astro lusitano, que, quando confrontado com a invencibilidade de Sepp Blatter, desde que se candidatou ao cargo pela primeira vez em 1998, respondeu não acreditar em invencíveis e demonstrou-o com a sua própria experiência no mundo do futebol, “Como tantas vezes acontece no futebol: podes jogar contra a equipa mais forte ou contra a equipa mais fraca, mas nunca podes saber quem vai ganhar”.
Figo revelou ainda que a vontade de devolver ao Futebol, tudo o que este lhe deu na vida, era a sua motivação, garantindo que não estava a ser pago por ninguém, e que não auferiria qualquer remuneração enquanto decorresse o período de campanha.
Posteriormente, num vídeo editado e publicado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o ex-atleta apresentou a sua candidatura oficialmente.
No penúltimo dia em que são permitidas inscrições, Luís Figo torna-se assim o sexto candidato ao prestigiado cargo, depois dos anúncios anteriores do príncipe Ali bin Al Hussein, da Jordânia, do diplomata e consultor francês Jerôme Champagne, do antigo futebolista francês David Ginola, do presidente da federação holandesa, Van Praag e claro, do atual detentor do cargo, o suíço Sepp Blatter. Apesar de até agora apenas a Federação Portuguesa de Futebol ter declarado o seu apoio à candidatura, Figo parece piscar o olho a todas as federações lusófonas, bem como às de países de língua oficial espanhola, como aliás demonstra o seu Twitter, onde tem o cuidado de repetir todas as suas mensagens em ambas as línguas, para além do já “obrigatório” inglês.
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.