O anúncio foi feito pela Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação (FUNDE), dando conta que Lourenço do Rosário, Reitor da Universidade Politécnica, vai integrar o júri da 25ª edição do Prémio Camões, 2016.
A indicação de Lourenço do Rosário como integrante dos membros deste júri surge a convite do Ministro da Cultura de Portugal, João Barroso Soares, por sugestão da Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas de Portugal.
De referir que esta é a segunda vez que Lourenço do Rosário integra o júri deste prestigiado prémio, sendo que a primeira foi a convite do Governo de Moçambique, quando presidia o Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa. Além disso, Lourenço do Rosário integra o júri do Prémio Leya, um dos mais valiosos prémios da literatura lusófona.
Os escritores José Craveirinha e Mia Couto foram os únicos moçambicanos que já ganharam o Prémio Camões, nos anos 1991 e 2013, respectivamente. O Prémio Camões é considerado o mais importante prémio literário destinado a autores da língua portuguesa pelo conjunto da sua obra.