O académico Lourenço do Rosário acaba de ser nomeado para dirigir, na qualidade de Presidente, a Comissão Nacional do Instituto Internacional da Língua Portuguesa para Moçambique.
O organismo tem como objetivos fundamentais a promoção, a difusão e o enriquecimento da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico e tecnológico.
No mesmo despacho com que nomeou Lourenço do Rosário, o Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão, indicou também, para vogais, os escritores Calane da Silva e Nelson Saúte, e os académicos Perpétua Gonçalves, Samaria Tovela, Inês Machungo, Maria João Diniz e Carla Maciel, e ainda o jornalista Tomás Vieira Mário.
Dentre as atribuições da comissão consta igualmente a coordenação das ações de promoção e valorização da língua portuguesa e das línguas moçambicanas, assegurar a execução do plano de atividades aprovado pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa para Moçambique (IILP), apresentar programas e projetos a serem submetidos ao IILP, para aprovação, coordenar as ações relacionadas com o Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa.