Conexão Lusófona

Lisboa é eleita a capital criativa da Europa. Conheça os motivos

Em 2008, Lisboa ganhou os holofotes da imprensa internacional em razão da crise econômica que impactou Portugal desde então. Depois da recessão, o governo português investiu parte dos escassos recursos na economia criativa. Deu certo: menos de dez anos depois, para além de ser o país da moda no turismo, Portugal viu a sua capital se transformar num polo de artistas, pensadores e criadores do mundo todo nos últimos anos e agora recebe atenção mundial em razão do seu “renascer”.

 

A cidade é inclusive apontada pela imprensa internacional como “a nova Berlim“. Tudo isso graças a alguns fatores que o portal Nexo listou: rendas a preços acessíveis, baixo custo de vida e um cenário fértil para startups estão atraindo jovens criativos para a capital portuguesa. Confira:

 

O CUSTO DE VIDA É BAIXO
(Imagem: jennifer wu , via Flickr CC)

Em 2015, Lisboa caiu 51 posições no ranking das cidades mais caras do mundo e está cada vez mais atraente para expatriados.

(Imagem: Max Bashirov , via Flickr CC)

INCENTIVO PARA STARTUPS E POLOS TECNOLÓGICOS

Uma iniciativa conjunta da prefeitura de Lisboa com empresas privadas lançou em 2013 o projeto Startup Lisboa, uma aceleradora de empresas jovens que oferece estrutura e aconselhamento para empresários na cidade.
(Imagem: Divulgação Lx Factory)

Além disso, espaços como o LX Factory e o Village Underground Lisboa são cases de sucesso de locais férteis para os novos negócios.

(Imagem: Reprodução urbanitewebzine)

 

CENA CULTURAL EFERVESCENTE
(Imagem: Luca Setti , via Flickr CC)

De apresentações de música tradicional portuguesa a shows internacionais, passando por exibições de arte e workshops, há festivais para todos os gostos e estilos, muitos de baixo custo ou gratuitos.

(Imagem: Pedro Ribeiro Simões , via Flickr CC)

No agradável verão lisboeta, então, a oferta de programas culturais aumenta, junto com o fluxo de turistas.

(Imagem: Rock in Rio , via Flickr CC)
A CIDADE É TOMADA PELA ARTE URBANA
(Imagem: Reprodução Facebook Vhils)

Artistas como Vhils criaram uma nova linguagem para a arte urbana da cidade nos últimos anos e atraíram outros grafiteiros para a cena lisboeta.

(Imagem: erdalito , via Flickr CC)

Espalhada pela cidade, a arte urbana interage com a arquitetura tradicional, toma conta de bairros inteiros, que se transformam em galerias a céu aberto, e serve também como ferramenta de inclusão social em projetos como o Lata65.

(Imagem: Divulgação Lata 65)
A CIDADE É ACOLHEDORA
(Imagem: Carlos E. Olmedo, via Flickr CC)

Lisboa é uma das 50 melhores cidades do mundo para se viver, de acordo com a consultora Mercer. Os critérios levam em conta fatores como o ambiente social e político da cidade, os serviços públicos, habitação e bens de consumo.

(Imagem: www.GlynLowe.com , via Flickr CC)

Além disso, um estudo de 2015 do MIPEX mostra Portugal em segundo lugar numa lista de países mais acolhedores com imigrantes.

 

A LUZ DE LISBOA
(Imagem: Yann07, via Flickr CC)

A topografia da cidade, a paisagem e a localização garantem longas horas de luz solar aberta, originando a ilumiação que tem servido de inspiração para fotógrafos, cineastas, músicos, poetas e escritores, que vêem um “algo a mais” no céu da cidade.

(Imagem: George Lyra , via Flickr CC)

 

E você, concorda com a lista?

 

Exit mobile version