Isabel dos Santos, empresária angolana e filha do Presidente do país, José Eduardo dos Santos, revelou em entrevista à BBC que, do seu ponto de vista, a educação era o principal obstáculo ao crescimento, não só de Angola, mas de todo o continente africano.
“A educação é a nossa principal lacuna. Se alguém quiser ajudar África, então tem que concentrar-se em como pode ajudar as nossas universidades” declarou.
A empresária também ressalvou que hoje em dia as empresas estrangeiras que têm interesses em Angola, já o fazem com planos de longo-médio prazo, contrariamente ao que acontecia num passado recente, em que era comum empresários investirem tendo visando apenas obter o máximo lucro imediato para depois o país deixar qualquer legado, em projetos descontinuados.
Isabel dos Santos também evidenciou que era visível o crescimento económico nas famílias africanas a expansão da classe média no continente.
Esta entrevista levada a cabo pela jornalista Tanya Beckett, integrou o programa 100 Mulheres, 100 Temas, que convida mulheres influentes em todo o mundo a pronunciarem-se sobre problemas atuais. Isabel dos Santos foi escolhida por ser a mulher mais rica do continente africano.
Veja em baixo a entrevista na íntegra (em língua inglesa).