Conexão Lusófona

Imagem de Jonas Savimbi no jogo Call of Duty vale processo de um milhão de euros

(Imagem: Reprodução Dinheiro Vivo)

 

Os filhos de Jonas Savimbi, carismático líder fundador da UNITA, interpuseram uma ação judicial no Tribunal de Paris contra a Activision Blizzard, uma das mais bem-sucedidas produtoras de videojogos, no valor de um milhão de euros.

 

Em causa está a utilização da figura do seu pai num dos títulos mais conhecidos da marca, o jogo Call of Duty – Black Ops II.

 

Jonas Savimbi não é a única figura histórica que é recriada na plataforma virtual, mas é retratado de forma depreciativa, tendo inclusivamente o cognome de “O Bárbaro”.

 

– Neste jogo, Jonas Savimbi aparece como sanguinário, que quer matar todos de forma bárbara. Os filhos estão profundamente incomodados, revoltados, chocados e consideram que os criadores do jogo estão a difamar a imagem do pai, que foi, acima de tudo, um líder político e um estratega – anunciou Carole Enfert, a advogada que instaurou o processo e representa a família Savimbi.

 

Em sua defesa, a Blizzard já veio dizer, através de Etienne Kowalski, seu representante legal, que “a personagem do jogo traduz com fidelidade o papel que Jonas Savimbi desempenhou em Angola, líder de um movimento de guerrilha que combateu o MPLA”.

 

Há alguns anos Manuel Noriega, antigo ditador do Panamá, também pôs a empresa em tribunal, numa ação que tinha exatamente os mesmos pressupostos, mas a Blizzard acabou por sair vencedora.

 

Exit mobile version