BrasilCultura

“Histórias da Tradição”: conheça o projeto que divulga a cultura dos povos indígenas

2 min

O projeto “Histórias da Tradição” nasceu em 2013, com o objetivo de difundir e preservar a cultura indígena. Através deste, e por meio de texto, áudio, imagem e vídeo, os testemunhos podem ser consultados sempre que desejar, uma vez que o acesso é online e totalmente gratuito. Até ao momento, existem três povos contemplados na plataforma — o Mehinaku, o Karajá e o Xavante.

 

De acordo com a descrição apresentada no site, estas partilhas podem servir de “ponte para a aproximação entre os povos indígenas e o povo das cidades através da beleza das histórias, das narrativas tradicionais, da força da Palavra Criadora”. Os vídeos disponíveis contam com a participação de narradores indígenas e os áudios oferecem histórias nos idiomas nativos; no entanto, também existem produções em português — “num trabalho de recriação das narrativas orais”.

 

As traduções foram feitas por professores indígenas selecionados pelas comunidades, em conjunto com os profissionais da editora Ikore, parceira do projeto. Assim, respeitam totalmente as narrativas tradicionais. As ilustrações, por outro lado, são da exclusiva criação dos desenhistas dos povos das aldeias. Estes inspiraram-se no seu imaginário e história coletiva, usando lápis de cera, de cor e canetas para dar mais vida aos conteúdos.

 

Os velhos sábios das aldeias foram os principais responsáveis pela criação desta plataforma. Acreditam que as novas tecnologias podem servir a comunidade indígena, de forma a preservar o conhecimento tradicional dos seus povos, evitando que estes caiam no esquecimento ou na desvalorização. O “Histórias da Tradição” foi, por isso, uma espécie de resposta aos pedidos que vinham destas figuras.

 

Um ano depois de idealizado, o projeto começou a ganhar forma, com o patrocínio do Programa Petrobras Cultural. O trabalho com cada um dos povos durou cerca de um ano. No final, e já em funcionamento há alguns anos, este acervo cumpriu o seu objetivo e tornou-se uma rica fonte de informação sobre o conhecimento tradicional dos povos supracitados. Atualmente, é um espaço virtual a ter em conta para relembrar as histórias e reviver os momentos marcantes da trajetória destas comunidades indígenas.

 

Conheça um dos (muitos!) depoimentos disponíveis na plataforma:

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.