Guiné Bissau: Novo primeiro-ministro promete governo de inclusão
“Habemos” um novo primeiro-ministro, fruto de um decreto presidencial publicado em Bissau, capital da Guiné-Bissau. Uma indicação que surge no quadro da ausência de entendimento entre os atores políticos sobre a figura que devia ser nomeado, concluiu José Mário Vaz como chefe de Estado.
O nomeado chama-se Artur Silva, antigo chefe da diplomacia guineense, tendo sido também ministro da Defesa, da Educação e das Pescas. Na tomada de posse prometeu “para breve” o seu Governo que será integrado “por todos” os signatários do Acordo de Conacri.
A vontade de consenso estava plasmado no acordo patrocinado pela comunidade internacional, no entanto não teve sucesso a iniciativa. Segundo José Mário Vaz, o novo primeiro-ministro terá como “única tarefa” preparar as próximas eleições legislativas na Guiné-Bissau.
As ditas eleições legislativas estão previstas a acontecer entre o mês de abril e maio, e na cerimónia de investidura o novo primeiro-ministro reforçou o compromisso “A minha principal tarefa é a realização das eleições legislativas. Brevemente teremos um governo formado por todos os signatários do acordo de Conacri”. avança DW em Português.
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.