O projeto chama-se Atlas Obscura e nasceu em 2009. Foi desenvolvido por dois jornalistas americanos, Joshua Foer e Dylan Thuras, que se conheceram dois anos antes e juntaram ideias para criar um atlas diferente de todos aqueles que já tinham visto no mercado e no mundo digital. Assim, com o objetivo de registar e indicar os locais mais incomuns do globo, surgiu o Atlas Obscura, que atualmente conta com uma base de quase 15.000 sítios apontados e se tornou uma verdadeira enciclopédia online para os curiosos de viagens. Se a má notícia é que a plataforma só existe em inglês, a boa-nova é que o acesso ao mapa é totalmente gratuito e aberto a todos os que o queiram consultar.
Quando está dentro do site, a pesquisa é muito fácil: pode filtrar os resultados através de uma busca por região ou popularidade e através de listas temáticas. Contudo, a pesquisa do outro lado do ecrã já não é assim tão simples. Tendo em conta que o site é alimentado por uma comunidade de viajantes e utilizadores, todos os dias surgem novas sugestões de locais que as pessoas gostariam de ver integrados no atlas. David Plotz, diretor executivo da plataforma desde 2014, referiu numa conversa com a Condé Nast Traveler espanhola que chegam aproximadamente 800 recomendações por mês. Mesmo assim, apenas cerca de 200 são realmente aproveitadas, uma vez que todas as informações têm que ser previamente confirmadas para poderem ser acrescentadas ao mapa. Para esse efeito, há uma equipa de jornalistas responsável por confirmar a veracidade e a unicidade dos locais, além de garantir que há fotos dos mesmos.
Atualmente, e desde 2017, o site está também munido de um “guia” de locais distintos para se comer – o Gastro Obscura. No entanto, antes de se perder em devaneios gastronómicos, deve espreitar os lugares mais especiais deste atlas. Para isso, aconselhamos que veja as imagens abaixo, referentes a alguns dos locais dos países de língua oficial portuguesa que integram esta lista tão particular:
VEJA TAMBÉM
- Governantes de populações pobres que levam vidas de luxo
- Há 20 lugares no mundo que parecem tirados de contos de fadas
- Guia férias exclusivas: lugares perfeitos que (quase) ninguém conhece