Evaristo Carvalho, candidato único, venceu à segunda volta as eleições presidenciais de São Tomé e Príncipe, ao obter 46% dos votos, segundo os dados provisórios fornecidos pela Comissão Eleitoral Nacional. O antigo Presidente da Assembleia do país torna-se assim o novo Presidente da República, e é o 9º que o país conhece após a independência em 1975.
A votação foi marcada por grande abstenção e tensão da oposição que reclamava a anulação do escrutínio por alegada fraude. Evaristo Carvalho foi o candidato do partido da Acção Democrática Independente (ADI), partido do actual governo em exercício. Nestas eleições arrecadou 42.058 votos, num universo de 111.222 eleitores que foram chamados às urnas. Saliente-se que Manuel Pinto da Costa seria o candidato rival nesse escrutínio, mas o mesmo abdicou de concorrer.
O próximo Chefe de Estado manifestou-se satisfeito com os resultados.
– Os resultados provisórios que foram divulgados pela CEN satisfazem-me profundamente, porque, afinal de contas, a vitória da minha candidatura foi tranquila, consequente – declarou Evaristo Carvalho em entrevista à DW em Português.