Erguida há pouco mais de um século, a estação central dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), em Maputo, foi eleita entre as 10 mais bonitas do mundo pela Financial Express, publicação internacional sediada na Índia.
Segundo a agência, a estacão é um testamento da história do país, destacando duas locomotivas no início do século XX que estão em exposição e os espaços de lazer e cultura criados no interior, o que lhe confere uma atmosfera muito peculiar, e onde se organizam eventos culturais de diversa ordem.
A estacão moçambicana foi incluída numa lista restrita da qual fazem parte as estacões de Antuérpia e Liége (Bélgica), London St. Pancras (Inglaterra), Terminal de Nova York (Estados Unidos), Kuala Lumpur (Malásia), Atocha, Madrid (Espanha), Kanazawa (Japão), e Flinders Street Station, Melbourne (Austrália).
A estação dos CFM foi construída entre 1913 e 1916 e projectada pelos arquitectos Alfredo Augusto Lisboa, Mário Veiga e Ferreira da Costa.
Com 100 anos de existência, a estação conta desde o ano passado com um museu que expõe diverso material histórico desta companhia ferroviária, desde carruagens, locomotivas e aparelhos industriais do século passado.
ERRAMOS:
2/2/2016, 12h – Diferentemente do informado, a estação central dos Caminhos de Ferro de Moçambique tem 100 anos e não 120 anos. O texto original foi corrigido.