Está sempre a dizer que fazia melhor que o Governo? Está na hora de o provar
Criticar todas as medidas governativas é um clássico, não só portuguê, mas de todos os países. Mas quem o faz, não poucas vezes se depara com o argumento “então se fosses tu a mandar o que farias diferente?”.
Até hoje não havia forma (fiável) de responder a esta provocação, mas isso acabou. O jornal Expresso e a consultora Delloitte associaram-se ao Projeto Farol e criaram um simulador de Orçamentos de Estado.
O que é um simulador de orçamentos de Estado? É isso mesmo que está a pensar, uma aplicação informática onde pode, sem grande esforço, ver as regras e as propostas do Orçamento de Estado do atual executivo e fazer as suas alterações, até chegar ao seu próprio Orçamento de Estado.
Contribuições para a Segurança Social, IVA, IRS, IRC, Receita fiscal dos Municípios e das Regiões Autónomas, Impostos sobre Produtos Petrolíferos e energéticos, Imposto de Selo e Imposto sobre o Consumo e o Tabaco, reduza ou aumente cada uma destas fontes de receita do Estado a seu bel-prazer.
Decida também o montante a gastar com Segurança Social, Finanças, Municípios e Regiões Autónomas, Saúdes, Educação e Ciência, Defesa Nacional e Administração Interna, Economia, Ambiente Ordenamento do Território e Energia, e Agricultura e Mar, Justiça, Outros Órgãos de Soberania, Solidariedade e Emprego.
No fim veja na prática no que se traduziria as suas dotações orçamentais, compare com as do executivo e tire de uma vez por todas as dúvidas sobre se fazia ou não melhor.
Se chegar à conclusão que até fazia, já só lhe falta candidatar-se e convencer mais uns quantos disso mesmo. Imprima a folha final como prova, quem sabe um dia não consegue mesmo?
Boa sorte!!!
Fazer Orçamento de Estado
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.