Cerca de 35 % da população mundial enfrenta dificuldades para ter acesso à água e chega a percorrer longas distâncias para adquirir alguns litros deste precioso líquido. Infelizmente, esta é uma realidade de milhares de famílias africanas que enfrentam este dilema dia após dia.
Mulheres e crianças na sua maioria percorrem longas distâncias com baldes e bidons de água que variam de 25 a 50 litros que devem ser carregados na cabeça e nos ombros, o que consequentemente pode gerar diversos problemas de saúde.
Uma nova forma de transportar água de forma fácil e sustentável é o que propõe o Hippo Roller, um galão de água projectado especialmente para as comunidades africanas que precisam percorrer quilômetros todos os dias para conseguir água potável.
Hippo’s Tears Community Video – By Peter Macomber from hipporoller on Vimeo.
Este projecto foi desenvolvido pela Project H Design que o chamou de Hippo Water Roller a um galão capaz de transportar até cerca de 90 litros de água suportado por rodas que reduzem o peso até 10 kg e possibilitam que qualquer pessoa carregue sem grandes dificuldades.
A quantidade transportada é suficiente para sustentar cinco pessoas durante um dia inteiro. O Hippo pode durar até sete anos e é capaz de percorrer os mais diversos terrenos sem interferir na qualidade da água. Além disso, alguns dos barris são equipados com filtros para purificar a água e torná-la boa para o consumo. Os Hippos são doados a membros das comunidades e produzidos graças a doações. Cada unidade custa US$ 100 e pode durar até sete anos.