(Imagem: Rafael Pacheco via Fotos Públicas)
Parece filme de ficção científica, mas aconteceu em Pirapora do Bom Jesus (São Paulo, Brasil): desde a última segunda-feira, a espuma de poluição do Rio Tietê tem avançado sobre ruas da cidade.
Segundo informações da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, divulgadas pelo portal UOL, a formação da espuma está relacionada principalmente com a baixa vazão da água e com a presença de esgotos domésticos não tratados que dificultam a decomposição de detergentes domésticos. A espuma se forma quando a água passa pelos vertedouros de uma usina hidrelétrica, localizada a poucos quilômetros da cidade.
Mas não se deixe enganar pelo aspecto “fofinho” da espuma que aparece nas imagens: de acordo com um comunicado divulgado pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), a espuma está “contaminada biologicamente”. Conforme aumenta a quantidade de espuma, intensifica-se também o mau cheiro, segundo relatos de moradores. O problema atinge também outras cidades da mesma região banhadas pelo Tietê, como Santana de Parnaíba e Salto.