Em Portugal maltratar ou abandonar os pais passa a ser impedimento para receber herança
O Governo português aprovou em Conselho de Ministros uma nova Estratégia de Proteção ao Idoso, proposta pelo Ministério da Justiça, que, entre outras, coisas prevê a criminalização dos maus tratos a idosos e a exclusão do direito à herança por familiares condenados por esse crime ou pelo crime mais genérico de violência doméstica.
A Lei em vigor já prevê a possibilidade de afastar da herança todos os familiares condenados por crimes cometidos contra a pessoa a quem sucedem, mas esta nova proposta amplia o âmbito de afastamento dos herdeiros excluídos.
“Pretende-se enunciar de forma expressa e clara os direitos dos idosos, o que representa a assunção de um conjunto de princípios orientadores na interpretação e aplicação das normas legais, bem como no desenvolvimento de políticas adequadas à proteção dos direitos dos idosos” pode ler-se em comunicado emitido pelo Conselho de Ministros.
Agora o Governo terá de levar este diploma para aprovação na Assembleia da República, uma vez que a sua introdução implicará mudanças ao Código Penal.
Segundo a proposta do Executivo, o mero abandono de idosos nos seus lares, em hospitais ou em quaisquer outros estabelecimentos, constitui em si a prática de um crime e causa de afastamento da herança.
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.