Eleições legislativas: Xanana Gusmão volta a ser a figura central em Timor-Leste
A instabilidade política tem sido rotineiros nos últimos tempos em Timor-Leste, após uma eleição que foi um exemplo para o mundo, mas o impasse político, dado que o Governo e oposição não entraram em um acordo, o parlamento foi dissolvido e eleições antecipadas convocadas.
Com este apoio eleitoral, a Aliança de Mudança para o Progresso (AMP), liderada pelos ex-presidentes Xanana Gusmão e Taur Matan Ruak venceu legislativas antecipadas em Timor-Leste com maioria absoluta. Em segundo lugar ficou a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), que liderou a coligação minoritária do anterior Governo.
O partido em questão obteve 34 dos 65 mandatos do Parlamento Nacional, o que lhe permite formar o VIII Governo constitucional sem necessitar de qualquer apoio adicional, estes resultados poderão conduzir a uma fase de maior estabilidade política naquele país lusófono do continente asiático.
Os resultados finais terão depois que ser confirmados pelo Tribunal de Recurso, o que se prevê ocorra até final de maio, devendo os deputados tomar posse em junho.
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.