Dia da sanduíche: quais as mais famosas em Angola, Brasil, Portugal e Moçambique?
Portugal
Em Portugal, a sanduíche mais famosa e nacionalmente amada é conhecida como Francesinha. Originada no norte de Portugal, na cidade do Porto, foi inspirada em um prato francês chamado croque monsieur, feito de pães recheados e cobertos com queijo, fiambre e molho branco. Os portugueses gostam de dizer que foi melhorada. A Francesinha é composta de duas fatias de pão recheadas com diferentes carnes (vaca, fiambre, linguiça e salsicha) e uma cobertura de queijo e molho picante à base de cerveja. A maioria dos preparadores dizem que têm sempre um elemento secreto – mas poucos divulgam; o fato é que cada francesinha é única e pode ser acompanhada com ovo ou com batatas fritas. Ou com os dois, o mais comum. Hoje já existem versões para todos os gostos: com peixe, vegetarianas, no forno a lenha, com carne fumada… mas a tradicional ainda é a mais pedida.
Brasil
No Brasil, as sanduíches são muito comuns, apesar de não serem valorizadas como prato. A mais famosa e reconhecida como brasileira é chamada de Bauru, com origens no centro do estado de São Paulo, em cidade do mesmo nome. Mas esta só tomou proporções maiores depois que o seu criador mudou-se para São Paulo, capital do estado. Ela é feita com pão, carne de boi, queijo e tomate.
Moçambique
Conhece Badjias? E Sandes de badjias? Pois em Moçambique esta é uma das iguarias mais conhecidas, principalmente a ser consumidas pela manhã. Badjias são pequenas bolinhas fritas feitas com Feijão Nhemba, temperadas e colocadas dentro de pães de trigo. O calor do local aconselha a comer junto de chás e refrescos.
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.