(Imagem: Divulgação D.O.M)
Dois restaurantes brasileiros e dois portugueses representam a culinária em língua portuguesa entre os Top 100 no ranking britânico da Restaurant Magazine, uma das mais listas mais importantes da gastronomia mundial.
De acordo com a avaliação dos mil especialistas que integram o corpo de jurados, o melhor restaurante do mundo é o espanhol El Celler de Can Roca, que já havia sido o melhor do mundo em 2013.
O restaurante brasileiro D.O.M. (São Paulo, Brasil) está entre os dez melhores, com o 9° lugar. Ainda na primeira metade da lista, aparece outro brasileiro, o Maní (São Paulo, Brasil), na 41ª posição.
Outros dois restaurantes da língua portuguesa aparecem já no final da lista. São os portugueses Belcanto (Lisboa, Portugal), nem 91º lugar, e o Vila Joya (Albufeira, Portugal), na 98ª posição.
D.O.M.
(Imagem: Reprodução restaurantedeluxo.com.br)
É comandado pelo chef Alex Atala, apontado pela publicação como “algo como um rock star no Brasil“. Seu principal objetivo é transformar a culinária brasileira contemporânea ao valorizar os ingredientes da Amazônia. A casa já chegou a alcançar a quarta posição em 2012, e estava em sexto lugar no ranking do ano passado.
Maní
(Imagem: Reprodução chubbaccent.com.br)
Helena Rizzo e Daniel Redondo lideram a cozinha, que propõe uma fusão das culinárias brasileira e europeia.
Belcanto
(Imagem: Divulgação Belcanto)
José Avillez oferece uma cozinha portuguesa revisitada num ambiente sofisticado no coração de Lisboa.
Vila Joya
(Imagem: Reprodução andrewforbes.com)
O principal responsável pelo sucesso do Vila Joya é o austríaco Dieter Koschina, que combina produtos locais com técnicas de cozinha do Norte da Europa, num restaurante com uma das melhores vistas que Portugal pode ter.